Em um momento onde a economia brasileira caminha mal, em passos lentos, garantir que sua empresa esteja com resultados positivos, fechando negócios e gerando lucro é muito importante.
Afinal, é do resultado positivo dos negócios que os empresários tiram seu sustento e pagam seus fornecedores e funcionários. Apesar disso, o número de empresas que tem encerrado suas atividades tem crescido de forma assustadora.
Para algumas, a crise econômica realmente foi um ponto importante, aumentando seus custos e diminuindo seu lucro. Já para outras existe um problema interno: o não fechamento de negócios.
Os empreendedores, principalmente os pequenos, tem dificuldades em perceber porque isso acontece. Porque o consumidor vai embora sem comprar.
Você saberia dizer por que isso acontece? Gostaria de entender o problema para diminuir a perda de vendas? Então acompanhe esse texto. Separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a entender o problema. Confira.
Não ajudar o cliente em seus objetivos de compra:
Para muitas empresas, na hora da venda, os profissionais que estão atuando neste momento querem apenas que o comprador leve o produto, sem perceber que, atualmente, esse não é o foco esperado para os negócios.
Muitos potenciais compradores procuram uma empresa não em busca de um produto, mas sim de algo que resolva o seu problema, que lhe dê uma nova experiência, que satisfaça suas necessidades.
Ao focar seus esforços apenas em vender um produto e não em atender às necessidades dos clientes, sua empresa perde a oportunidade de fechar bons negócios.
Ignorar o valor de seus produtos:
Você sabe quanto valem seus produtos ou serviços? Aqui você está pensando, certamente, em valores monetários, em quanto custou para produzi-los e quanto espera em lucrar com eles, certo?
Pois se esse foi o seu pensamento, você certamente corre o risco de perder bons negócios. Isso porque os consumidores hoje querem saber mais do que o valor monetário de um produto.
Em um ambiente tão competitivo, uma empresa que deseja fechar bons negócios precisa mostrar a potenciais compradores como aquele produto pode lhe ajudar a ser mais feliz e bem sucedido, qual o seu valor agregado, algo que não se mede pensando apenas em dinheiro.
Então, para deixar de perder negócios, uma empresa precisa entender como satisfazer seu cliente, mostrando a ele como está preparada para solucionar todos os seus problemas. Até mesmo aqueles que eles sequer pensavam possuir.
Ter uma comunicação clara com seu cliente:
Por fim, uma das causas de não fechamento de negócio que as empresas precisam identificar é a forma como se comunicam com os clientes.
Os consumidores, atualmente, estão muito mais exigentes, em busca de uma boa experiência de compra e, principalmente, de pessoas que falem a verdade com eles, que mostrem os prós e contras daquele produto.
Então, se sua empresa ainda não é capaz de ter esse diálogo com seu cliente, você certamente está perdendo negócios.
Para resolver esse problema, basta falar a verdade aos clientes, prometendo apenas aquilo que seu produto ou serviço é capaz de entregar.
Com esses cuidados, você deixará de perder negócios, aumentando a sua renda.
Com o SIGI ERP sua empresa contará com indicadores que vão ajudar a identificar as principais causas de não fechamento de negócios. Comece a explorar hoje mesmo essa e demais funcionalidades do nosso software. Clique no botão abaixo e aproveite os primeiros 30 dias são gratuitos.