O que você precisa saber sobre Danfe e XML para não ter dor de cabeça

O que você precisa saber sobre Danfe e XML para não ter dor de cabeça

Empreendedores e gestores seguem à risca as normas da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ninguém quer ter dor de cabeça com as contas da empresa. Quando nos aprofundamos neste assunto, surgem dúvidas e comparações entre Danfe e XML. Posso ter apenas um e não o outro? O que é cada um deles? Explicamos tudo a seguir. Ao final deste artigo, deixamos o convite para saber mais sobre o SIGI ERP. Com o sistema integrado, todas as obrigações da sua empresa são facilitadas com a tecnologia. Entenda abaixo.

Começamos explicando sobre a nota fiscal eletrônica (NF-e), um documento que existe apenas em formato digital. É emitido e armazenado eletronicamente. Substitui os antigos modelos de notas fiscais em papel. O objetivo é documentar as operações de venda, circulação de mercadorias ou uma prestação de serviço.

O formato de arquivo digital padrão da “NF-e” é o chamado XML. Com ele, é possível reaproveitar as informações em outros sistemas, facilitando a escrituração contábil e fiscal. Essa tecnologia facilita a entrada dos dados em sistemas de gestão financeira, estoque e logística, além de facilitar as ações do fisco.

O que é XML?

O significado é “Extensible Markup Language”, uma linguagem extensível que cria um formato de arquivo que pode ser entendido por qualquer sistema. É na linguagem XML que vai o arquivo transmitido para a Receita Federal, por exemplo. XML tem validade jurídica. A empresa precisa de um certificado digital para emitir documentos na linguagem XML.

Trata-se de uma garantia de autenticidade do documento para a autoridade tributária municipal, estadual ou federal.

O que é Danfe?

O significado de Danfe é Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Trata-se de uma espécie de espelho padrão para acompanhar fisicamente as mercadorias. Ele reproduz as principais informações que constam no arquivo XML. Geralmente ele acompanha o arquivo XML por e-mail quando a empresa emite ou recebe uma Nota Fiscal Eletrônica.

Em alguns casos, a emissão do Danfe é obrigatória. Como, por exemplo, em casos de transporte de mercadorias ou se o destinatário não é contribuinte credenciado para a emissão de NF-e.

Posso ter um e não o outro? Não. O Danfe não substitui o XML. E vice-versa. Danfe serve apenas para facilitar o acesso aos dados da nota.

Como acelerar sem confusões?

Todas as saídas, entradas e serviços da Nota Fiscal Eletrônica. O controle de todos os pedidos de compra enviados para os fornecedores. O cadastro dos produtos da empresa organizados por categoria. A análise das necessidades de compra. O acesso fácil ao Danfe e ao XML.

Tudo isso você tem em mãos com o SIGI ERP.

Nosso ERP facilita a organização, o controle e o crescimento da sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu