A NF-e 4.0 irá substituir a versão 3.1 da nota fiscal eletrônica e com isso, algumas mudanças significativas vão acontecer. Então, se sua empresa emite nota fiscal de produto/venda, é importante ficar atento a elas.
O que é a NF-e 4.0?
A NF-e 4.0 é a versão que vai substituir a 3.1 que é o modelo utilizado atualmente, anunciada pela primeira vez em novembro de 2016, o novo layout entrará em vigor até 2 de Julho de 2018 e após essa data, a SEFAZ de seu estado não aceitará mais as notas emitidas na versão antiga.
O que mudou nessa nova versão?
Dentre as mudanças as que recebem destaque são:
Inclusão dos campos:
- “refNF”, que possibilitará referenciar um documento em uma área de grupo de Documentos Fiscais Referenciados;
- Código ANVISA;
- Campos no Grupo Combustível;
- Campos relativos ao FCP (Fundo de Combate à Pobreza) para operações internas ou interestaduais com ST;
- Grupo Total da NFe para informar o valor total do IPI no caso de devolução de mercadoria por estabelecimento não contribuinte desse imposto;
- Valor do troco no grupo “Informações de Pagamento”.
Identificar o valor devido em decorrência do percentual de ICMS relativo ao FCP:
- Nas operações internas ou nas operações interestaduais com Substituição Tributárias, não atendidas pelos campos criados no Grupo de Tributação do ICMS para a UF de destino.
Inclusão das opções:
- Venda ambulante no Grupo Identificação da NFe;
- Grupo de Repasse do ICMS ST nas operações com combustíveis quando informado CST 60.
Criação de um novo grupo:
- O grupo será o de “Rastreabilidade de produto” e permitirá a rastreabilidade de qualquer produto sujeito a regulações sanitárias, casos de recolhimento/recall, além de defensivos agrícolas, bebidas, embalagens, dentre outros, a partir da indicação de informações de número de lote e data de fabricação ou produção.
Alterado Grupo X
- Informações do Transporte da NF-e com a criação de novas modalidades de frete.
Devo me preocupar com essa mudança?
A maior parte das alterações previstas são principalmente técnicas, portanto, se você utiliza um sistema de gestão confiável para emitir nota fiscal não há com o que se preocupar.
Com um sistema e um suporte confiável você pode ter maior auxilio na hora de saber quais informações são indicadas para a sua emissão sem perder o controle da situação, além de poder atender de forma simples todas as exigências dessa nova versão da NF-e, conheça agora esse sistema.