Se você é um empresário e quer garantir o sucesso da sua empresa, você precisará considerar muitos fatores, e um dos que é mais importante é o quanto a sua empresa está lucrando. Quando você tomar ciência desse fato, você poderá ter uma ideia de como realmente está a saúde dos seus negócios.
E para que você consiga saber esse valor, existe um cálculo, chamado de margem de contribuição, que é um dos indicadores essenciais para qualquer empresa. Aqui neste texto você saberá tudo o que for necessário sobre margem de contribuição, como fazer para calculá-la e como ela pode interferir nos seus negócios.
Fique por aqui!
O que é Margem de Contribuição?
A Margem de Contribuição é um dos indicadores econômico-financeiros mais importantes que a sua empresa deve ter. E ele precisa ser analisado e calculado constantemente. Apesar de toda a sua importância, obter o seu resultado não é uma tarefa difícil.
A Margem de Contribuição nada mais é do que o quanto sobra da receita que a sua empresa obteve, para poder pagar os custos fixos e ter o lucro. Dessa forma, a margem de contribuição é o valor que indica se a sua empresa está obtendo lucro, se ela está zerada, mas com as contas em dia ou então, se ela está dando prejuízo no final do mês.
Como é calculada a Margem de Contribuição?
Através da seguinte equação você consegue obter a Margem de Contribuição: pegue a receita bruta da sua empresa, obtida pela venda, seja de produtos, seja de serviços, e diminua pelos custos e as despesas variáveis. O resultado dessa equação é o valor que estará disponível para cobrir os custos fixos, ou estruturais, ou seja, o lucro da sua empresa.
Para efeitos de fórmula: MC = PV – (CV + DV), onde:
MC = Margem de Contribuição – que é a diferença entre a Venda Bruta, o Custo e a Despesa Variável;
DV = Despesa Variável – é o gasto cujo valor absoluto aumenta de acordo com as variações do volume da Venda Bruta;
CV = Custo – é o gasto que foi empenhado na aquisição de mercadorias para empresas comerciais, como matéria-prima, insumos e embalagens para empresas industriais e materiais e mão de obras para empresas prestadoras de serviços;
PV = Preço de Venda – é a quantidade de mercadorias, produtos ou serviços que foi multiplicado pelo seu respectivo preço unitário.
Mas por que calcular a Margem de Contribuição? Por que ela é importante?
- Observar a concorrência e ajudar os preços de venda, a fim de que possam se tornar mais competitivos;
- Negociar com os fornecedores os custos das mercadorias;
- Fornecer descontos quando comprados em grandes quantidades;
- Identificar o volume mínimo de vendas, a fim de que possa atingir o equilíbrio ou obter o lucro que deseja;
- Avaliar a administração da empresa;
- Decidir qual produto será o carro-chefe da empresa ou qual deixará de ser vendido;
- Investir em campanhas promocionais de venda.
Clique no botão abaixo e conheça o SIGI ERP, sua empresa terá acesso a vários indicadores que irão facilitar a gestão de seu negócio. Aproveite agora mesmo os primeiros 30 dias são gratuitos.