Entenda a diferença entre B2B e B2C e  crie estratégias em seu CRM

Entenda a diferença entre B2B e B2C e crie estratégias em seu CRM

Vamos exemplificar a introdução deste artigo apresentando as diferenças entre B2B e B2C na prática. Nosso exemplo está relacionado a carros. No B2B, eu posso ter uma fábrica de desenvolvimento de amortecedores para veículos. Não vendo diretamente para o cliente final, ou seja, para o cliente que está precisando trocar o amortecedor do carro. Não. Comercializo apenas com oficinas e indústrias de carros. Meu relacionamento é de empresa para empresa, ou seja, o chamado B2B. Já uma oficina de veículos que troca amortecedor pode atuar no B2C. Pois ela tem o contato direto com o consumidor final.

B2B

B2B é uma abreviação de empresa para empresa no inglês (Business to Business). São transações comerciais que ocorrem entre duas ou mais organizações, como fornecedor e fabricante, fabricante e atacadista, atacadista e varejista e etc.

B2C

O significado de B2C, também traduzindo do inglês, é empresa para consumidor (Business to Consumer). Transações comerciais, bens e serviços são comercializados para consumidores individuais – pessoas físicas. O B2C está presente no nosso dia a dia. Quando vamos ao supermercado, à padaria, à farmácia, ao posto de gasolina e etc. Estamos consumindo produtos de empresas que trabalham no B2C.

Curiosidades

Há semelhanças e diferenças entre os dois modelos de negócio. Na lista de semelhanças, podemos destacar: o cliente, seja um consumidor individual ou uma empresa, sempre vai buscar por Qualidade, Segurança, Credibilidade, Atendimento, Entrega, entre outras características comuns neste relacionamento.

Voltemos ao exemplo do carro. Estou na oficina para trocar os pneus (B2C). Quero um atendimento correto, honesto, com qualidade, preço justo, atendimento personalizado, entrega rápida, segurança, entre outros pontos. Ou: estou comprando pneus para a frota de veículos da minha empresa (B2B). Também quero um atendimento correto, honesto, com qualidade e etc. Entende? Mesmo com as diferenças apresentadas acima, também há semelhanças nos dois modelos que podemos sempre observar.

E o e-commerce, hein? A comercialização realizada via internet acontece entre empresas e entre consumidores. Posso comprar um acessório para o meu carro pelo e-commerce favorito. Como também posso comprar um acessório para a minha empresa através de e-commerce.

Estratégias no CRM

Mas, após entender conceitos e diferenças, como posso criar estratégias com B2B e B2C na prática com o meu CRM? Bom, vamos lá. Antes de tudo, sugerimos a leitura de post anterior aqui no nosso blog. Chama-se “Como criar estratégias para o seu CRM”. A leitura reúne dicas e informações relacionadas ao CRM da sua empresa.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente precisa construir uma classe de sistemas de informações ou ferramentas que automatizem as funções de contato com o cliente. Tecnologia para otimizar e alcançar melhores resultados.

Tenha cuidado com a automatização que tira a personalização que o cliente necessita. É preciso estabelecer parcerias duradouras com os clientes. Seja através de planos de fidelidade, através de atendimento consultivo, entre outras opções. Oferecer apoio técnico e garantias para os produtos pode ser um diferencial destacado na estratégia do CRM.

Até mesmo a possibilidade de se comunicar com os seus clientes (B2B ou B2C) através de um canal como esse, um Blog, pode ser uma estratégia definida em CRM.

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