No processo de erguer uma empresa e mantê-la com um padrão consistente de produtividade, é preciso encontrar ferramentas e recursos adequados para monitorar suas movimentações. Inúmeras variáveis devem ser levadas em conta dentro de um curto espaço de tempo. Existem diversos tipos de indicadores e fórmulas para monitorar a atividade de uma empresa. Neste texto, iremos citar alguns dos principais indicadores para acompanhamento de performance corporativa.
1 – Desempenho e gestão de projetos
Esses são os indicadores que visam mensurar o retorno que a empresa tem recebido de seus investimentos, a exemplo do Return On Investment (ROI, ou, em tradução livre, Retorno Sobre Investimento). Por outro lado, há também que se medir a eficiência dos projetos em relação aos gastos que geram. Um indicador que leva em conta esses dados é o Cost Performance Index (CPI, ou Índice de Desempenho de Custo, em livre tradução). O cruzamento das informações desses dois indicadores costuma fornecer insights importantes sobre os projetos geridos pela empresa, levando em conta a relação custo-benefício de se investir neles.
2 – Lucro
O indicador de lucratividade é um dos que mais preocupam os empresários e investidores, senão o mais preocupante. O lucro líquido é medido por uma conta simples, subtraindo-se do faturamento bruto todos os custos, impostos, juros, inflação e amortização. Uma boa gestão de negócios envolve o manejo de recursos em fluxo de caixa, de modo que não gaste mais do que ganha. É preciso levar em conta todos os custos antes de alocar algum recurso para investir em um dado projeto.
3 – Performance
Os indicadores conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs, ou, em tradução livre, Indicadores-Chave de Performance) servem para mensurar o desempenho dos processos e tarefas básicas da empresa, tendo em vista os objetivos pretendidos. No cálculo geral desses indicadores, leva-se em conta aspectos como eficiência, eficácia financeira, capacidade e produtividade dos colaboradores, qualidade do produto ou serviço, rentabilidade, taxa de sucesso nas vendas etc.
4 – Efetividade
Os indicadores de efetividade têm o objetivo de controlar a atividade em relação aos objetivos propostos para dado período de tempo. Os dados para incluir na conta desses indicadores são posteriores aos resultados da atividade empresarial. Condicionando o desempenho da companhia às metas propostas de início, o gestor consegue visualizar o que precisa ser mudado para a empresa alcançar os efeitos e metas desejadas.
5 – Satisfação dos clientes
É o indicador localizado na ponta final do processo produtivo. O cliente é o receptor final do produto ou do serviço ofertado pela empresa, e será ele quem dará o juízo final. Se há alguma razão no velho ditado “O cliente sempre tem razão”, então nada mais adequado do que integrar esse feedback à gestão dos negócios. Há diversas formas de se colher a opinião dos consumidores. Pesquisas e formulários são formas mais diretas, enquanto que dados digitais das redes sociais, como índice de engajamento com publicações da empresa, são maneiras mais indiretas de se obter o feedback.
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