Além de ter bons produtos e serviços e criar uma boa estratégia de atendimento aos clientes, é fundamental acompanhar se os resultados alcançados estão mesmo sendo satisfatórios. Afinal, é por meio da avaliação de resultados que a empresa pode redesenhar a sua atuação e os seus objetivos.
Para esse acompanhamento, há uma ferramenta chamada indicadores: ela é capaz de mostrar a quantidade de clientes atingidos pelas propagandas, como estão os investimentos da empresa, se o público alvo está sendo atingido com sucesso e muito mais.
É muito importante entender qual a importância dos indicadores para a sua empresa e entender de que forma eles podem ser analisados.
1) Produtividade
Para que a sua empresa tenha um nível satisfatório de produtividade, é necessário que as tarefas e projetos sejam realizados no menor tempo possível, mas sem a queda da qualidade. Sendo assim, deve-se avaliar as etapas dispensáveis e exclui-las do processo de produção.
O mesmo vale para qualquer outro setor da sua empresa: na parte de logística, por exemplo, quanto menos tempo levar para que o produto seja finalizado e entregue ao comprador, melhor, pois isso faz com que mais clientes sejam atendidos rapidamente.
O indicador de produtividade ajuda a analisar se a empresa melhorou o desempenho, se piorou ou se continua igual. Caso se observe que a produtividade caiu, os gestores conseguem criar rapidamente um plano de ação, identificando o problema e fazendo mudanças.
2) Quantidade de compras e contratações
Todo o esforço da equipe da empresa visa um objetivo: conseguir fazer mais vendas ou ter mais contratantes para os seus serviços. Muitos dos empresários simplesmente percebem se o movimento de clientes aumentou ou diminuiu, mas não documenta esses índices e, por isso, não tem dados específicos.
Saber exatamente quantos produtos e serviços estão recebendo mais procura e em que época ajuda muito a direcionar as atividades. Por exemplo: se os clientes compram mais saias em dezembro, não é interessante priorizar blusas nesse mês.
Entender bem que serviços e produtos interessam mais aos clientes e quando permite traçar boas estratégias para atingir os clientes.
3) Indicador de lucro
Provavelmente, esse é o indicador mais importante para a empresa: se esta faz um enorme esforço de organização e vende muitas coisas, mas não tem lucro, o esforço foi perdido.
Por causa disso, acompanhar de perto como está a curva de lucro da empresa é uma estratégia fundamental para entender em que períodos há mais clientes e se determinados produtos e serviços estão agradando. Avaliando os indicadores de lucro, os empresários também conseguem confirmar se os tipos de divulgação e propaganda que adotaram estão sendo eficientes.
Como acompanhar os indicadores da empresa
Depois de entender a razão pela qual esses indicadores fazem a diferença nos resultados da empresa, torna-se necessário entender como eles serão acompanhados. A forma mais simples de fazer isso é pela informatização: todos os dados devem estar sempre atualizados e os gestores de cada uma das áreas precisa fazer a análise deles de modo frequente.
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